Perguntas sobre financiamentos da NLnet com o nome LibreOffice

De: Florian
Data: 20 de junho de 2025 - 09:08 h

Olá,

Em outro tópico 2, Paolo Vecchi adicionou quatro links que chamaram minha atenção:

Gostaria muito de entender mais sobre esses projetos.

Uma coisa que é um pouco irritante é que as páginas do projeto usam a marca LibreOffice às vezes de uma forma, digamos, “criativa”. Todos nós devemos seguir a política de marcas registradas que a TDF implementou e para a qual existe uma página wiki de diretrizes e melhores práticas.

Além disso, estou curioso para saber mais sobre os projetos.

Primeiro: A [decisão de congelar o repositório do LibreOffice Online 2] [VOTE] LibreOffice Online - repository and translations)é compatível com a busca por financiamento com outra organização sem fins lucrativos para o LibreOffice Online? O repositório não deveria ser reaberto antes?

Segundo: se bem me lembro, uma das propostas em uma reunião presencial em Munique foi enviar uma parte maior dos fundos da TDF para a NLnet para que eles pudessem realizar projetos do LibreOffice. Lembro-me de um debate acalorado sobre isso e agora me pergunto se os fundos teriam sido usados para esses projetos. A NLnet já havia sido mencionada em uma reunião anterior do conselho 3, mas não encontrei mais detalhes.

Vamos também analisar os projetos individualmente:

NLnet; LibreOffice P2P 9

Na descrição, WASM parece ser referido como “O LibreOffice Online melhorado”, mesmo que o projeto tenha durado dois anos após “uma mudança para o Online” 1 e após o LibreOffice Online ter sido congelado por decisão do conselho, com o voto de desempate do então presidente 2. Vejo o nome do produto e a marca registrada do TDF, e o wiki do TDF como “O site do projeto”, então talvez o TDF devesse começar a considerar fazer algo ativamente com o código?

NLnet; Collabora Online/LibreOffice Accessibility 8

Este projeto começou mais de dois anos após “uma mudança online” 1. Ele menciona Collabora Online, mas mostra claramente um logotipo “LibreOffice Online”, mais de dois anos após o LibreOffice Online ter sido congelado por decisão do conselho, com o voto de desempate do então presidente 2. Alguém pode esclarecer essa confusão?

NLnet; LibreOffice/Collabora Online tipografia 7

Paolo Vecchi foi colocado em conflito de interesses no LibreOffice Online. Isso já é muito problemático por várias razões. Um detalhe interessante aqui são os comentários em uma reunião pública do conselho 1, como:

• A situação pessoal e comercial de Paolo ignorada até agora
    • falha em estabelecer uma relação comercial com a Collabora e a CIB

A proposta tipográfica 7 mostra a empresa à qual outro membro do conselho está afiliado como responsável pelo projeto. A menos que queiramos estabelecer dois pesos e duas medidas, há algo realmente errado aqui que precisamos resolver com urgência. Por que um membro do conselho teria um conflito, mas outro que busca financiamento usando o nome LibreOffice e um logotipo editado não? Além disso: Se esse membro do conselho tivesse votado na declaração de conflito de interesses, é muito provável que ela fosse totalmente nula.

NLnet; LibreOffice CRDT 6

Como esta proposta difere da proposta p2p orçamento TDF de 75.000 € para um ano depois? Elas se complementam? São mutuamente exclusivas? O projeto NLnet parece ter sido implementado um ano antes da proposta TDF, mas não vejo nenhuma referência a ele, então estou curioso.

Obrigado

Florian

De: Michael Meeks
Data: 20 de junho de 2025 - 12:19 h

Olá, Florian,

floeff:

Uma coisa que é um pouco irritante é que as páginas do projeto usam a marca LibreOffice às vezes de uma forma, digamos, “criativa”.

Por favor, veja minha resposta naquele tópico 1; apresentar especulações como fatos é profundamente inútil, como sempre. Espero que o uso possa ser facilmente corrigido.

Sua pergunta sobre buscar financiamento com base na marca errada é baseada na especulação de Paolo e não aconteceu.

floeff:

Segundo: se bem me lembro, uma das propostas em uma reunião presencial em Munique foi enviar uma parte maior dos fundos do TDF para a NLnet para que eles pudessem realizar projetos do LibreOffice.

Não tenho certeza se eu estava lá, mas a ata parece clara:

• pressionar a UE para que utilize o LibreOffice em todos os domínios

• como tecnologia nacional com valores europeus

• e complementar isso, talvez com subsídios da UE (para possivelmente licitar em parcelas menores, cf. NLnet)

Para aqueles que não estão familiarizados com o latim. cf. lá 1 significa claramente “compare com”. “veja esta outra coisa que funciona bem e faça o mesmo”. Ou, em palavras mais simples: a nlnet é ótima — por que a TDF não faz algo igualmente bom? Não me lembro de estar lá, mas é isso que a ata me diz. Eu hesitaria em forçar um significado terrivelmente negativo a ela.

O resto do seu e-mail pressupõe que os proponentes individuais usaram e/ou editaram esses logotipos e buscaram financiamento com eles. Isso parece estar longe de ser o caso. Em vez disso, uma organização sem fins lucrativos maravilhosamente positiva e bem estabelecida no espaço FLOSS tentou promover o LibreOffice e agora está sendo criticada publicamente pela TDF.

Atenciosamente,

Michael.

De: Florian
Data: 20 de junho de 2025 - 15:58 h

mmeeks:

apresentar especulações como fatos é profundamente inútil, como sempre. Espero que o uso possa ser facilmente corrigido.

Ainda não está claro o que foi realmente financiado, porque há repetidas menções ao LibreOffice (incluindo Online) no texto, nos URLs e no título. Além disso, se você verificar as diretrizes na wiki, há modificações no logotipo que não deveriam existir. Considerando que os representantes das empresas às quais o financiamento parece ter sido concedido fazem parte do conselho, alguns com responsabilidade específica por marcas registradas, isso é surpreendente.

mmeeks:

Sua pergunta sobre a busca de financiamento com base na marca errada é baseada na especulação de Paolo.

Minha pergunta é baseada no que eu mesmo vi no site.

mmeeks:

Não tenho certeza se eu estava lá, mas a ata parece clara:

Não, você não estava, e parece que não há ata dessa conversa. Foi uma proposta de um membro atual do conselho para enviar o financiamento para a NLnet em vez de gastá-lo diretamente como TDF. Eu e outros ficamos bastante preocupados quando ouvimos a proposta, e ver os projetos financiados hoje torna essa proposta ainda mais estranha.

mmeeks:

Para aqueles que não estão familiarizados com o latim

Não se preocupe, inglês simples é suficiente: foi outra reunião.

mmeeks:

A NLnet é demais — por que a TDF não faz algo igualmente incrível?

Porque alguns ex-membros do conselho — você pode ler quem votou a favor 1 — decidiram “congelar” o Online. Se a TDF congelar o repositório, não poderá fazer muito com o Online.

mmeeks:

Em vez disso, uma organização sem fins lucrativos maravilhosamente positiva e bem estabelecida no espaço FLOSS tentou promover o LibreOffice e agora está sendo criticada publicamente pela TDF.

Mais uma vez: não estou falando da NLnet.

De: Paolo
Data: 20 de junho de 2025 - 17:31 h

mmeeks:

Sua pergunta sobre buscar financiamento com base na marca errada é baseada na especulação de Paolo e não aconteceu.

Vamos ver com imagens o que “não aconteceu”

040d1cfb4b8c6d5951e09a7a15281ae46ed303e1_2_690x298

Solicitação de esclarecimentos aqui:

Propostas de contratação de desenvolvedores Discussão no fórum

Olá, Michael, não ataquei ninguém, apenas apresentei fatos que estão à vista de todos. Há um logotipo do LibreOffice OnLine, a menção ao LibreOffice e uma descrição que também afirma: “O objetivo deste projeto é implementar acessibilidade aprimorada para o Collabora Online. O núcleo da proposta é adicionar acessibilidade à visualização de edição de documentos, que atualmente são apenas pixels para um leitor de tela.” Os fatos são apenas um simples mal-entendido? Alguém da NLNet, por…

df0d5a585e3decdd5a4ac23f66b7d01c1194d1bd_2_690x369

Esse é o financiamento que foi para a empresa de Laszlo por uma contribuição relacionada ao LibreOffice. É muito bom que Laszlo tenha recebido financiamento para isso, mas mesmo assim não entendo por que os logotipos do LibreOffice estão lá e apontam para o site dele. Por que não colocar o logotipo da empresa dele apontando para o site dele, em vez de induzir os leitores que clicaram para acessar o site do LibreOffice?

Então por que Laszlo menciona a Collabora Online?

Os fundos são usados para melhorar o LibreOffice, o que, por sua vez, também beneficia a Collabora Online, ou o projeto estava financiando duas questões tipográficas separadas e ele esqueceu de colocar o logotipo da Collabora Online?

2c30237925633136b8d28b022147360ef3ed9c51_2_690x431

Este é interessante, pois tem o logotipo do LibreOffice, aponta para o wiki do TDF, mas, apesar de receber financiamento usando a marca LibreOffice, foi então comercializado como um produto da Allotropia e depois renomeado como ZetaOffice. Thorsten recebeu uma oferta para apresentar o projeto oficialmente à TDF para ver se poderíamos financiá-lo, mas ele recusou. Os motivos ficaram claros quando surgiram notícias sobre a Collabora Productivity durante uma reunião do conselho em 2022, a apresentação de Michael na FOSDEM em 2023 e, em seguida, a aquisição da allotropia fechou o círculo.

O financiamento durou de agosto de 2020 a outubro de 2022. Alguém viu essas contribuições no LibreOffice OnLine?

A allotropia informou à NLNet que não usaria os fundos para o LibreOffice OnLine, uma vez que ele foi bifurcado pela Collabora Productivity para Collabora Online em setembro de 2020?

Se sim, por que não atualizaram a página para mostrar para onde o dinheiro realmente foi?

78ba5621d4028ac28a4a0d14ab3cd0c936972e85_2_684x500

Também aqui a allotropia recebeu financiamento em 2023 para desenvolver o que parece ser um projeto comunitário, que até aponta para o site do LibreOffice, mas não faço ideia se isso deve fazer parte do LibreOffice para benefício da comunidade.

Ninguém jamais mencionou que o “LibreOffice” estava executando esse projeto e que o LibreOffice teria esses recursos graças aos fundos da NLNet.

Portanto, como podemos ver, isso “não aconteceu”, mas só para ter certeza de que realmente não aconteceu, devemos verificar com a NLNet se eles também concordam que isso não aconteceu e que foi tudo um mal-entendido.

Ciao

Paolo