Tradução para o Português Brasil:
De: Florian
Data: 10 de junho de 2025 - 12:56 h
Olá,
em anexo encontram-se três propostas para contratação de desenvolvedores. Hossein trabalhou nelas em conjunto com a equipe (muito obrigado!) e podemos discutir isso mais tarde na chamada.
Florian
proposal-base.pdf (47,5 KB)
proposal-python.pdf (47,1 KB)
proposal-web-mobile.pdf (37,9 KB)
De: Michael Meeks
Data: 10 de junho de 2025 - 13:21 h
Olá a todos,
em anexo encontram três propostas para contratação de desenvolvedores. Hossein trabalhou nelas em conjunto com a equipe (muito obrigado!) e podemos discutir isso mais tarde na chamada.
Estou extremamente desapontado por não ver nenhum desenvolvedor Mac proposto aqui, especialmente considerando o e-mail útil do Patrick, compartilhado com a diretoria sobre isso, conforme mencionado na última chamada.
proposal-base.pdf <https://community.documentfoundation.org/uploads/
short-url/eKNxAPkpksZgAXH1rvCCOt2kl69.pdf> (47,5 KB)
proposal-python.pdf <https://community.documentfoundation.org/uploads/
short-url/5MB231Aqp4yCM3FjkFTunvCbyeN.pdf> (47,1 KB)
Um desenvolvedor base e um desenvolvedor python parecem razoáveis.
proposal-web-mobile.pdf <https://community.documentfoundation.org/
uploads/short-url/uldKJkB3w5Je70PNr2G8ZA6YK0W.pdf> (37,9 KB)
Esta proposta parece se concentrar em investir na duplicação e/ou concorrência com o COOL - e faz uma série de afirmações tendenciosas sobre o sótão e o investimento.
Embora a TDF possa ter investido na web, não está totalmente claro para mim o que ela fez, enquanto a Collabora investiu pesadamente no projeto e realiza a maior parte do trabalho.
Eu recomendo fortemente explorar o que a TDF pretende alcançar com aqueles que realizam a maior parte do trabalho online (e também quase metade dos commits no LibreOffice) antes de apresentar esse tipo de proposta.
Atenciosamente,
Michael.
Data: 10 de junho de 2025 - 13:41 h
Estou extremamente desapontado por não ver nenhum desenvolvedor Mac proposto aqui, > especialmente considerando o e-mail útil do Patrick - compartilhado com o conselho sobre isso, conforme mencionado na última chamada.
Patrick realmente recomendou não focar no macOS, mas sim na GUI, incluindo o macOS, e dessa forma está na planilha de proposta de orçamento. Ainda não há nenhuma proposta por escrito.
Embora a TDF possa ter investido na web, não está totalmente claro para mim o que foi feito, enquanto a Collabora investiu pesadamente no projeto e faz a maior parte do trabalho.
Portanto, é realmente uma boa notícia que a TDF também possa investir nisso, para que o fardo não recaia apenas sobre vocês, não é? Houve reclamações repetidas de que a TDF não investe, agora que pensamos em investir, também há reclamações — parece difícil agradar a todos.
De: Regis Perdreau
Data: 10 de junho de 2025 - 14:00 h
Olá
Acho que temos que explorar algumas possibilidades de aplicações web.
É inegável que as tecnologias web podem atrair mais novos desenvolvedores do que os softwares tradicionais para desktop. O recente workshop Hackadays dedicado a melhorar o “Docs” (um editor de texto online simples) em Paris atraiu mais de 300 estudantes e profissionais.
Espero ver um evento semelhante para o nosso querido projeto um dia, para ampliar o círculo de desenvolvedores, difundir conhecimento e criar um ecossistema mais forte, não apenas centrado no Reino Unido e na Alemanha.
Atenciosamente,
De: Michael Meeks
Data: 10 de junho de 2025 - 14:02 h
[floeff] floeff Profile - floeff - The Document Foundation Community
Patrick realmente recomendou não focar no macOS, mas sim na GUI incluindo o macOS, e dessa forma está na proposta de orçamento da planilha. Só não há uma proposta por escrito ainda.
Ótimo, eu não tinha visto isso, parece importante para mim.
Embora a TDF possa ter investido na web, não está totalmente claro para mim o que foi feito, enquanto a Collabora investiu pesadamente no projeto e faz a maior parte do trabalho.
Então, na verdade, é uma boa notícia que a TDF também possa investir nisso, para que o fardo não recaia apenas sobre você, não é?
Isso depende muito do que a TDF planeja fazer e como — como você sabe, existem maneiras mais ou menos disruptivas de trabalhar nessa área.
Gostaria muito de saber qual dessas opções está sendo considerada aqui e como ela funcionaria em conjunto com a comunidade COOL, que faz todo o trabalho atualmente após a mudança. A proposta é muito vaga nesse aspecto. Posso imaginar maneiras pelas quais a contribuição de algumas pessoas da TDF seria bem-vinda como uma boa notícia, como uma adição pequena, mas valiosa; no entanto, também é fácil imaginar impactos extremamente negativos. Seria bom saber o que está planejado.
Atenciosamente,
Michael.
De: Paolo Vecchi
Data: 10 de junho de 2025 - 15:36 h
Olá, Michael,
mmeeks:
no entanto, também é fácil imaginar impactos extremamente negativos
Provavelmente me falta imaginação e não consigo ver os impactos negativos que você está imaginando.
Você poderia escrever para a diretoria qualificando quais você acredita que seriam esses impactos negativos, para que possamos trabalhar juntos em um acordo claro por escrito que traga benefícios para ambas as partes?
Ciao
Paolo
De: Mike Saunders
Data: 11 de junho de 2025 - 16:02 h
Esta proposta parece centrar-se no investimento na duplicação e/ou concorrência com o COOL
Um programador que trabalha para que a TDF possa oferecer algo no espaço online – não armazenar, nem prestar suporte técnico ou algo do gênero – mas algo que as pessoas possam experimentar, não está a “concorrer”. Na verdade, devido à licença de código aberto, o COOL também beneficiaria de quaisquer funcionalidades, melhorias e correções implementadas, não é verdade?
Essa formulação de “concorrer” realmente não ajuda. Ou, como você descreveu na reunião do Conselho de ontem, a TDF “tirando nosso trabalho [COOL]”. No entanto, o COOL “tira o trabalho” da comunidade LibreOffice todos os dias – a localização, o controle de qualidade, a documentação, o marketing para divulgar o LibreOffice em geral. E ninguém reclama, porque é bom que outros possam construir sobre ele.
Então, vamos parar com essa ideia de “competir” e “roubar nosso trabalho”. Se a TDF estivesse planejando contratar 10 desenvolvedores do LibreOffice Online e fornecer LTS, suporte técnico, hospedagem etc., então você teria razão (embora essa ainda fosse uma decisão da TDF). Mas um desenvolvedor realmente ajudaria você, assim como todas as outras coisas que a comunidade LibreOffice faz e das quais o COOL e a Collabora se beneficiam.
Devemos trabalhar juntos em um objetivo comum, aproveitando o trabalho uns dos outros, e não falando sobre “competir” e “roubar coisas”.
Mike
Data: 11 de junho de 2025 - 6:25 h
O código aberto consiste em trabalhar em conjunto por um objetivo comum, aprender uns com os outros, capacitar-se mutuamente, ser inclusivo e diversificado, aprender coisas novas, ampliar seus conhecimentos e entusiasmar as pessoas pelo software livre e de código aberto e pelos padrões abertos e, em última análise, por uma mentalidade aberta. Trata-se de abrir e remover fronteiras, em vez de impor fronteiras, das quais já temos muitas no mundo.
Como organização sem fins lucrativos, é difícil imaginar como a TDF poderia competir com uma empresa comercial que tem uma missão e um objetivo diferentes. Não vendemos serviços, não oferecemos suporte, migração, treinamentos, nem versões LTS. Nossa missão é diferente, mesmo que, por sorte, tenhamos muitos objetivos em comum.
Como você sabe, eu gosto de comparar o trabalho do código aberto com o processo de cozinhar.
Se você quer ensinar alguém sobre alimentação saudável, agricultura adequada e valorização dos direitos dos animais, você pode se envolver em uma organização sem fins lucrativos e fazer isso pro bono. Você também pode decidir escrever livros com uma editora comercial ou dar palestras para ganhar a vida. Você também pode optar por administrar um restaurante com comida orgânica como sua profissão principal. Você também pode decidir se envolver com o banco de alimentos local e apoiar aqueles que não têm como se alimentar. Você pode até fazer tudo isso, porque os objetivos não são mutuamente exclusivos! Ou você pode produzir uma série sobre agricultura em uma grande plataforma de streaming, assim como um famoso apresentador do Reino Unido está fazendo atualmente com bastante sucesso.
Em todos os exemplos acima, vários objetivos se sobrepõem e são comparáveis, mas a missão e os meios para alcançá-los são diferentes. É improvável que o autor do livro ou o dono do restaurante afetem o banco de alimentos, ou que o palestrante profissional veja seu mercado afetado porque uma organização sem fins lucrativos dá palestras educacionais pro bono.
Pelo contrário, talvez o palestrante profissional também dê palestras pro bono, ou o restaurante apoie o banco de alimentos. A TDF oferece um produto de software gratuito ao usuário, que pode ser usado por usuários particulares, governamentais ou corporativos. Ele é criado por uma comunidade mundial de colaboradores voluntários e remunerados.
Como Mike destacou, nós agregamos valor e contribuições, assim como outros. Não somos concorrentes, mas podemos nos complementar, aprender uns com os outros e melhorar mutuamente o trabalho que fazemos. Isso beneficia a todos: nossos usuários, seus clientes e os de outros, a comunidade de software livre e de código aberto em geral. É uma situação em que todos ganham. Infelizmente, não temos essa fonte no momento.
Durante o lockdown da Covid, poderíamos ter assumido nossa responsabilidade social e ajudado a sociedade em uma situação muito difícil. Escolas e universidades precisavam de ferramentas colaborativas para manter a educação durante tempos difíceis e apoiar professores, pais e, o mais importante, alunos e estudantes. Como uma organização sem fins lucrativos, mostrar o que as comunidades livres, de código aberto e mundiais podem alcançar juntas poderia não apenas ajudar a sociedade, mas também ser um marketing fantástico para o projeto, a comunidade e as empresas. Não fizemos isso por razões políticas semelhantes às que discutimos agora — e é um dos maiores arrependimentos que tenho pessoalmente, que tenhamos falhado tanto em fazer algo aqui, apenas para beneficiar nossos concorrentes reais, fornecendo ferramentas proprietárias com bloqueio de fornecedor. Esta é uma situação de perda para todos.
O que entendi na reunião do conselho de ontem — e fiquem à vontade para me corrigir se eu entendi mal — é que, se a TDF se comportar de determinada maneira, as contribuições de código da Collabora podem diminuir e até mesmo chegar a zero. O que foi dito foi que a TDF poderia prejudicar a si mesma ao investir em online e dispositivos móveis.
Para ser honesto, Michael: se eu desse palestras educacionais pro bono em uma escola e algum palestrante profissional se comunicasse comigo dessa forma, eu não aceitaria o pedido. Da mesma forma, se eu administrasse um banco de alimentos e o dono de um restaurante reclamasse que, se eu não limitasse meus “clientes”, ele não me daria mais comida para distribuir, eu certamente não expulsaria ninguém do meu banco de alimentos, porque isso prejudicaria os mais necessitados.
Além disso, embora eu não ache que os computadores de mesa vão desaparecer, está claro que a internet e os dispositivos móveis são temas importantes e podem ajudar a TDF a atrair mais desenvolvedores e voluntários, o que, no final das contas, é um benefício para todos.
Devemos começar a ver chances e oportunidades, não fronteiras e limites. Espero que possamos continuar com esse espírito.