Desafios para usar OmegaT na tradução da documentação brasileira

Bom dia, pessoal. Vou mantê-los atualizados quanto ao progresso da abordagem de tradução via OmegaT.

O Túlio Macedo me ajudou na questão de entender como o GitHub funciona. Muito obrigado, @teseu.
Será necessário pedir acesso à Sofi Gautier para o repositório do LibreOffice, pois, o link que ela me enviou nos obriga a baixar quase 5 Giga de dados incluindo outros idiomas que não nos diz respeito (Alemão, Francês, e outros). Portanto, um dos passos que tomarei será de pedir que a Sofi me dê permissão para criarmos um repositório exclusivo para o PT-BR (como é o caso de Tcheco e Eslovaco).

Enquanto isso, venho testando o uso do OmegaT para trabalhar em equipe. Criei um repositório temporário na minha conta para motivos de teste. O @teseu e eu tivemos sucesso em subir e baixar as mudanças onde eu subia arquivos pelos comandos do git e ele baixou com sucesso. No entanto, tudo isso foi a nível linha de comando (ou terminal) digitando comandos para atualizar o repositório e consequentemente atualizar localmente na máquina do Túlio.

Tem alguns detalhes que precisam ser resolvidos primeiro.

1. Versão local do repositório.
Toda vez que eu abro a pasta de tradução do OmegaT, ele diz que a versão de hierarquia de pastas é da versão 3 e que seria bom mudar para a versão 4. Detalhe, a versão de OmegaT que estou usando é de 6.0.1. Então o assunto aqui se refere a criar uma pasta compátivel ao método mais atual (4.0).
Quando não aceito a mudança, tudo flui bem. O problema é que toda vez aparece uma caixa de diálogo pedindo que que clique em OK ou Cancelar para decidir se eu quero mudar a versão.
Quando eu mudo a versão, a atualização trava.

2. Acesso via chaves ssh e não usuário e senha.
O método usuário e senha não é eficiente e nem seguro. Eu já testei ambos os métodos. Tive problemas no OmegaT na hora de digitar usuário e senha do github (meu nome de usuário e senha). Simplesmente não reconhece. Se reconhecesse, nossos problemas se resolveriam em 95%.
Em seguida eu criei o acesso via chaves ssh onde não é necessário usar usuário e senha. No entanto, fica travado e não avança.

3. Diferenças do Windows e Linux (CRLF e LF).
Com a explicação do @teseu ficou mais clara a situação. Ainda não deu tempo de verificar se tem como resolver isso. Mas está na lista de afazeres para verificar se conseguiremos encontrar uma solução.

CONCLUSÃO: Temos várias barreiras a vencermos, no entanto, assim que as resolvermos (e documentarmos o processo) teremos em nossas mãos um método de tradução que reduzirá em torno de 90% do nosso trabalho no futuro devido à memória de tradução criada.

Agradecimentos ao Zdenek Crhonek por nos ajudar a iniciar a idéia.
Agradecimentos à @sophi pela liberação do respositório no GitHub.

LISTA DE TAREFAS MINHAS:

• Conversar com a @sophi sobre a criação de um repositório exclusivo para o Brasil no GitHub do LibreOffice.

• Resolver o problema de CRLF e LF. Talvez uma modificação no SanityCheck resolveria isso.

• Resolver o problema de conectar-se com o repositório sem problemas de atualização. Essa parte envolve detalhes que gostaria de compartilhar na Quarta de noite, se for possível.

Esta saga continuará …

2 Likes