Olá.
Me chamo Guilherme, tenho deficiencia visual e utilizo o Libreoffice no windows 11. Por conta da deficiência visual, utilizo um leitor de tela no meu computador que lê as informações da tela em áudio para que eu consiga utilizar os programas e websites normalmente.
Recentemente, precisei fazer algumas operações no Libreoffice Calc que envolviam calcular a mediana de vários números. Eu conseguia me movimentar com as cetas entre as células da planílha normalmente, oproblema porém está no cálculo:
Quando eu selecionei algumas selulas com valores numéricos para fazer uma mediana entre eles a função med, se não me engano mostrava o valor correto na tela, mas fazia com que o leitor de telas dissese um número totalmente aleatório.
Por exemplo: o resultado de uma certa mediana era 33,5, mas o leitor de tela falou algo como “33 contém fórmula”, ora, eu sei que estou usando uma fórmula, mas quero saber o resultado que a função calculou e não se aquele número possui uma fórmula.
Um outro exemplo desse mesmo problema foi quando fiz a mediana de alguns outros números, eu sei que a função med recalcula a média de um valor sempre que novos números são adicionados, nesse caso ele mostrava na tela o valor correto, mas não atualizava para o leitor de tela.
Se as medianas de
3 valores diferentes deram 33, 34 e 35, o leitor de tela verbalizava “33” para os 3 resultados distintos, sendo que visualmente, na tela do computador os resultados eram atualizados conforme o cálculo.
Este comportamento do Libreoffice Calc é muito estranho e dificulta seu uso para pessoas com deficiência visual, pesso que, se possível o problema seja relatado aos desenvolvedores ao mais breve.
Agradeço a compreensão.
Atenciosamente,