Windows 11 Home Single Language 24H2
Libreoffice 24.8.4.2
Estou elaborando um trabalho com muitos gráficos e, por padrão, defini salvamento do arquivo em compatibilidade com Microsoft Word *docx (2010-365).
Ao inserir um gráfico extraído do Calc através de Ctrl+V, ou mesmo caso eu faça o procedimento através do “colar especial” (opções XML, GDI ou BMP), o gráfico é inserido no texto corretamente, e eu consigo definir sua posição, fluxo do texto e demais características. Entretanto, ao salvar o arquivo e abri-lo novamente, o gráfico desaparece. Testei, inclusive, exportando o gráfico no Calc como um SVG (para manutenção da qualidade) e inserindo no Writer como um Objeto OLE, o mesmo problema ocorre. Mesmo que eu faça a compressão da imagem SVG em PNG ou JPEG dentro do Writer, ao salvar e abrir o arquivo novamente, os gráficos desaparecem.
A situação ocorreu com as duas compatibilidades de *DOCX (tanto de 2007, quanto de 2010-360). Ao testar o procedimento com formato *DOC (até 2003), o problema não ocorre. Ao salvar em *ODT o problema com inserção de gráfico em formato de imagem não ocorre, mas ocorre se apenas inserir o gráfico através do CTRL+V ou da opção “colar especial”.
Entretanto, o formato do arquivo em *DOCX muitas vezes é solicitado por editores ou superiores, devido à sua segurança aprimorada e compatibilidade com leitores mais modernos.