Gráficos no Writer: problema de compatibilidade com formato DOCX

Windows 11 Home Single Language 24H2
Libreoffice 24.8.4.2

Estou elaborando um trabalho com muitos gráficos e, por padrão, defini salvamento do arquivo em compatibilidade com Microsoft Word *docx (2010-365).

Ao inserir um gráfico extraído do Calc através de Ctrl+V, ou mesmo caso eu faça o procedimento através do “colar especial” (opções XML, GDI ou BMP), o gráfico é inserido no texto corretamente, e eu consigo definir sua posição, fluxo do texto e demais características. Entretanto, ao salvar o arquivo e abri-lo novamente, o gráfico desaparece. Testei, inclusive, exportando o gráfico no Calc como um SVG (para manutenção da qualidade) e inserindo no Writer como um Objeto OLE, o mesmo problema ocorre. Mesmo que eu faça a compressão da imagem SVG em PNG ou JPEG dentro do Writer, ao salvar e abrir o arquivo novamente, os gráficos desaparecem.

A situação ocorreu com as duas compatibilidades de *DOCX (tanto de 2007, quanto de 2010-360). Ao testar o procedimento com formato *DOC (até 2003), o problema não ocorre. Ao salvar em *ODT o problema com inserção de gráfico em formato de imagem não ocorre, mas ocorre se apenas inserir o gráfico através do CTRL+V ou da opção “colar especial”.

Entretanto, o formato do arquivo em *DOCX muitas vezes é solicitado por editores ou superiores, devido à sua segurança aprimorada e compatibilidade com leitores mais modernos.

Em adição e retificando:
Ao salvar em ODT, caso tenha inserido o gráfico na página sem definição de âncora, o objeto permanece ao salvar e fechar. Entretanto, ao definir sua âncora para “dentro do quadro” (local onde se localiza a legenda do gráfico), ele não permanece após salvar, fechar o arquivo e abrir novamente.